quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Grandiosa Corrida em Ponte de Lima, 16 de Setembro - 16h30


Aposento da Chamusca triunfa em noite de praça cheia e muito ambiente no Crato

Perdida no meio do Alentejo, a bonita e singular localidade do Crato acolheu ontem uma corrida de toiros integrada na Festa de Artesanato e Gastronomia. Pese embora o espectáculo se tenha realizado numa terça-feira à noite, a praça de toiros local registou uma entrada que quase esgotou a sua lotação.

João Moura, Joaquim Bastinhas em substituição de Marcos Tenório, João Moura Caetano, Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca, Grupo de Forcados Amadores de Alter-do-Chão e toiros da ganadaria de Pontes Dias compunham o atractivo cartel.
Pelo Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca, e consumando as três pegas ao primeiro intento, estiveram os caras António Melara Dias, João Braga e José Pinto-Coelho.
A corrida de Pontes Dias, saiu muito bem apresentada, no entanto deu jogo desigual.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Grandiosa Corrida no Crato, 28 de Agosto - 22h00

CRATO
É já no próximo dia 28 de Agosto, pelas 22hoo, que terá lugar no CRATO a Corrida de Toiros à Portuguesa com toiros Pontes Dias para João Moura, Joaquim Bastinhas e João Moura Caetano. Os forcados são os amadores do Aposento da Chamusca e Alter-do-Chão.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Crónica da Corrida da Figueira da Foz do passado dia 19 de Agosto

"Pelo G.F.A. do Aposento da Chamusca foram solistas António Dias, à primeira tentativa com um cite bonito e com muita “toreria”, a recuar com um toiro que ensarilhou e a fechar-se bem, com todo o Grupo a ajudar bem. No segundo do lote dos Ribatejanos, foi cara João Vinagre que ganhou o prémio para a melhor pega, numa pega muito rija à primeira tentativa, a um toiro que não parava um minuto a sair solto e a pedir braços. Foi muito bem ajudado pelo 1º ajuda Tiago Laranjinha, que foi chamado à volta com muita justiça.

No mais da corrida há a destacar: as pegas do Aposento da Chamusca.
Nota da Redacção do site http://www.tauromania.pt/ muito bem escrita e a qual subscrevemos por completo: nas corridas transmitidas pela RTP, já não é caso virgem que a transmissão da mesma seja interrompida em prol de outros programas. Esta situação verificou-se uma vez mais, o que demonstra pela RTP uma total falta de respeito por todos os telespectadores que, por não se terem deslocado para ver ao vivo a corrida na Figueira da Foz, não puderam assistir na íntegra à lide do último toiro, o qual estava a ser toureado pelo cavaleiro Gilberto Filipe e que viria a ser pegado pelo forcado João Vinagre do GFA do Aposento da Chamusca. Uma situação a rever, já que quando se trata de futebol, nem mesmo os prolongamentos e as grandes penalidades cessam a transmissão do jogo (seja ele qual for).
Crónica completa da corrida in http://www.tauromania.pt/

sábado, 11 de agosto de 2007

CONVITE: 14 DE AGOSTO DIA DA VITÓRIA PORTUGUESA NA BATALHA DE ALJUBARROTA - LANÇAMENTO DO LIVRO "CRÓNICAS DA NAÇÃO" NAS FESTAS DE CORUCHE

Para os aficionados da Festa Brava, deixo aqui o convite para o lançamento do Livro "Crónicas da Nação", editado pelo Jornal de Coruche, coordenado por Abel Matos Santos, com a colaboração de vários autores, entre os quais, de Domingos da Costa Xavier que dedica o primeiro capítulo "Sobre Toiros", de Joaquim Mesquita, "À procura de novos toureiros" e de João Costa Pereira que escreve sobre "Festa Brava e Reflexões".
Do meu contributo, para esta edição, foram alguns títulos sobre a Identidade Nacional, as Crónicas do Oriente, justamente sobre a presença Lusa no Oriente e das suas potencialidades ao Serviço da nossa Nação e as visitas de Estado do Presidente da República à Índia e do Primeiro-Ministro à China.
Para os interessados, poderão fazer a reserva desta magnífica edição através da caixa de mensagens deste blogue, deixando um contacto e-mail, ou então escrevendo directamente para vrcardoso@sapo.pt .
.
"O Jornal de Coruche, lança no dia 14 de Agosto, no Parque do Sorraia, em Coruche, o Livro “Crónicas da Nação”, escrito por 33 personalidades da vida Nacional e Regional de Portugal, em edição coordenada por Abel Matos Santos.
Este livro é o resultado de uma compilação dos melhores artigos publicados ao longo do primeiro ano de existência do Jornal de Coruche.De elevado rigor científicos e jornalísticos, aliam a excelência da escrita à dos seus autores, resultando num conjunto abrangente de temas, que pela diversidade e profundidade de análise, proporcionará um espaço de agradável prazer literário.
Alguns dos artigos publicados nesta obra foram premiados com o Prémio Imprensa Regional 2007 da SHIP – Sociedade Histórica da Independência de Portugal, destinado a galardoar artigos publicados que salientem os valores que contribuem para a definição da Independência de Portugal e da Identidade do País, nos seus aspectos culturais, políticos e económicos.
Este livro representa um alargado número de autores, trinta e três ao todo, abarcando áreas do saber e opinião que vão desde a tauromaquia, etnografia, segurança e defesa, politica, economia, ambiente e saúde, até às viagens, história, desporto, sociedade e cidadania. Integra também reflexões, pensamentos e artigos que nos levam a pensar e nos proporcionam conhecimento, boa disposição e acima de tudo, rigor e seriedade.
De entre os autores há cara conhecidas como o economista César das Neves, o Psiquiatra Daniel Sampaio, o Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, o táurico Domingos Xavier, o político Miguel Mattos Chaves, o historiador João Alarcão ou o militar Gen. Rodolfo Begonha.
O projecto jornalístico do Jornal de Coruche, informativo regional e formativo nacional, deseja que este livro chegue a todos os portugueses, já que os seus conteúdos são bastante abrangentes, reflectindo na maior parte dos seus textos assuntos comuns à nação portuguesa e que a todos devem interessar.
A obra será apresentada por Dionísio Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Coruche e por Abel Matos Santos, Director do Jornal de Coruche."
Fonte: Jornal de Coruche

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Monumental Corrida no Crato, 28 de Agosto - 22h00


A praça de toiros do Crato irá abrir as suas portas no próximo dia 28 de Agosto pelas 22h00, para receber uma corrida de toiros à portuguesa.

O cartel é composto por três cavaleiros alentejanos em competição: João Moura, João Moura Caetano e Marcos Tenório (Bastinhas jr.).

Os toiros são, também eles, alentejanos, e pertencentes à ganadaria Pontes Dias.

Já nas pegas estarão em competição o Alentejo e o Ribatejo, com as pegas a cargo do Aposento da Chamusca e Alter-do-Chão.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Corrida TV na Figueira da Foz, 19 de Agosto - 17h00

Figueira da Foz, dia 19 de Agosto às 17h00
Grande Corrida à Portuguesa da RTP
Toiros de Manuel Veiga
Cavaleiros Joaquim Bastinhas, José Luis Cochicho, João Salgueiro, Tito Semedo, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro
Três Grupos de Forcados: Amadores de Tomar, Amadores da Moita e Aposento da Chamusca

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Nazaré - 4 de Agosto, 22h00 e Póvoa de Varzim - 5 de Agosto, 17h30



NAZARÉ, dia 4 às 22h00 – Corrida à Portuguesa – Toiros do Eng. Jorge Carvalho para António Ribeiro Telles, João Salgueiro e João Moura Caetano.
Grupos de Forcados Amadores Moita e Aposento Chamusca.
PÓVOA DE VARZIM, dia 5 às 17h30 – Corrida à Portuguesa – Toiros de Herds. Brito Paes para Ana Batista e as praticantes Ana Rita e Joana Andrade.
Grupos de Forcados Amadores do Aposento Chamusca e Caldas da Rainha