segunda-feira, 26 de março de 2007

Obrigado TouroBravo.com

Mais uma vez somos divulgados por um site do meio taurino. Desta vez o agradecimento é feito ao site www.tourobravo.com pela notícia publicada em http://www.tourobravo.com/Noticias/2007/159.html . Obrigado Patrícia Costa e obrigado TouroBravo!

quinta-feira, 22 de março de 2007

Treino de São Marcos

No Sábado a partida deu-se de vários pontos do país, mas todos nos encontrámos em São Marcos do Campo, Ganaderia São Marcos, perto de Reguengos de Monsaraz. Aqui teve lugar o quarto treino do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca. Este foi um treino bastante gratificante, pois o gado bravo estava em boas condições, e mesmo após as pegas



as vacas estavam ainda capazes para sortes de cernelha.



Assim, estavam a postos todos os ingredientes para boas demonstrações por parte dos elementos do grupo.




Que haja mais treinos assim!

Notícia do Treino de Santarém

Saíu ontem no prestígiado site www.tourobravo.com , uma notícia sobre o treino do G.F.A.A.C. na praça Celestino Graça em Santarém, ( http://www.tourobravo.com/Noticias/2007/157.html ) e algumas fotografias em ( http://www.tourobravo.com/galeria2/2007/Santarem/18Mar1.html ).

quarta-feira, 21 de março de 2007

Treino - Mensagem do Cabo

"Treino G.F.A.A.C. dia 25, Domingo, às 10h30 no Carregal - Eng. Rosa Rodrigues - Chamusca"

quinta-feira, 15 de março de 2007

"Toureio.no.sapo.pt" divulga o blogue do GFAAC

Aposento da Chamusca na internet

Depois de vários grupos de forcados já terem aderido à Internet, chegou agora a vez do grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca.

Este grupo criou recentemente um blog, onde o senhor aficionado, pode encontrar, vídeos, fotografias, textos, sobre o grupo, e a tauromaquia em geral

Para aceder ao blog, basta ir a
www.aposentodachamusca.blogspot.com .
Hugo Calado - 14/03/07(13h:00m9

quarta-feira, 14 de março de 2007

"O touro devia ser neste país como o ensino é lá fora: gratuito e obrigatório."

Houve quem dissesse, um dia:
"O homem que for para a cara de um toiro fará o que para muitos é considerado temeridade e para nós portugueses apenas uma pega de caras."


Esta simples, curta, clara e magnífica frase, que diz tanto em tão poucas palavras, torna-se complexa dada a sua simplicidade, e imensamente profunda e de um nível tão alto que está somente ao alcance de alguns. Ainda assim, quando no final do Século XIX houve uma tentativa governamental de proibição da actuação dos forcados na Praça de Toiros de Lisboa, escreveu Ramalho Ortigão: "(...) às razões de brandura de costumes, de humanidade, de filosofia, de civilização, invocadas pelos que dirigem esta jigajoga, eu, humilde intérprete do povo, só uma coisa oponho: é que má raios partam o zelo tísico de tanto maricas, de tanto chochinha, de tanto lambisgóia!”

No mesmo sentido, veja-se a literatura de Eça de Queiroz, numa das suas maiores obras literárias, em “Os Maias”, na voz de Afonso Maia:

“- O verdadeiro patriotismo talvez, disse ele, seria, em lugar de corridas, fazer uma boa tourada.
Dâmaso levou as mãos à cabeça. Uma tourada! Então o Sr. Afonso da Maia preferia touros a corridas de cavalos? O Sr. Afonso da Maia, um inglês!...
- Um simples beirão, Sr. Salcede, um simples beirão, e que faz gosto nisso; se habitei a Inglaterra é que o meu rei, que era então, me pôs fora do meu país... Pois é verdade, tenho esse fraco português, prefiro touros. Cada raça possui o seu sport próprio, e o nosso é o touro: o touro com muito sol, ar de dia santo, água fresca, e foguetes... Mas sabe o Sr. Salcede qual é a vantagem da tourada? É ser uma grande escola de força, de coragem e de destreza... Em Portugal não há instituição que tenha uma importância igual à tourada de curiosos. E acredite uma coisa: é que se nesta triste geração moderna ainda há em Lisboa uns rapazes com certo músculo, a espinha direita, e capazes de dar um bom soco, deve-se isso ao touro e à tourada de curiosos...
O marquês entusiasmado bateu as palmas. Aquilo é que era falar! Aquilo é que era dar a filosofia do touro! Está claro que a tourada era uma grande educação física! E havia imbecis que falavam em acabar com os touros! Oh, estúpidos, acabais então com a coragem portuguesa!...
- Nós não temos os jogos de destreza das outras nações, exclamava ele, bracejando pela sala e esquecido dos seus males. Não temos o cricket, nem o football, nem o running, como os ingleses; não temos a ginástica como ela se faz em França; não temos o serviço militar obrigatório que é o que torna o alemão sólido... Não temos nada capaz de dar a um rapaz um bocado de fibra. Temos só a tourada... Tirem a tourada, e não ficam senão badamecos derreados da espinha, a melarem-se pelo Chiado! Pois você não acha, Craft?
Craft, do canto do sofá, onde Carlos se fora sentar e lhe falava baixo, respondeu, convencido:
- O quê, o touro? Está claro! O touro devia ser neste país como o ensino é lá fora: gratuito e obrigatório.
Dâmaso no entanto jurava a Afonso compenetradamente que gostava também muito de touros. Ah, lá nessas coisas de patriotismo ninguém lhe levava a palma...”

terça-feira, 13 de março de 2007

Concurso de Ganaderias na Chamusca - 28 de Maio de 2006




Praça da Chamusca, toiro da ganadaria António Silva com 630kg, Forcado da Cara, António Melara Dias, 1as Hipolito, 2as Cartaxo e Meleiro, rabejador Simão Neves, 3as João Vinagre, Pedro Ribeiro, Laranjinha.

A foto no final do treino no Sr.Manuel Veiga

Treino no Sr.Manuel Veiga

























segunda-feira, 12 de março de 2007

E depois da guerra...



...há que tratar dos vivos... Menos um dente dum lado e menos duas canelas do outro... Mas o aço continua!

domingo, 11 de março de 2007

Momentos que ficam na memória ...

Antes ...


Depois ...


Cortesisas no Campo Pequeno .


Espanha ...
Sem comentários ...


Figueira da Foz 2005 ...




Campo Pequeno 2006.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Ilha Terceira, Açores



Aqui está uma das muitas pegas realizadas em 2006 pelo nosso Grupo - Aposento da Chamusca. Para a cara deste segundo toiro da Corrida Flash que teve lugar no dia 21 de Julho, em Angra do Heroísmo, foi o forcado José Pinto-Coelho que, ao primeiro intento, consumou a pega do hastado da Ganaderia de David Ribeiro Telles. (more)

Fotografias do treino em Montemor (no Sábado, 3 de Março)









Ferra de gado bravo na Sexta-feira

Mensagem do Cabo:
"Ferra de gado bravo Sexta-feira dia 9 de Março, se quiseres participar contacta Tiago Prestes"

terça-feira, 6 de março de 2007

Já só faltavam os videos



Este primeiro filme, é uma pequena compilação de algumas fotografias, e dos filmes da 1ª corrida de Albufeira que se deu na época anterior.




Este filme, é uma pega do Diogo Bleck, com primeiras de Diogo Costa, em Saint Vicent de Tyrosse.



Amigas, amigos, forcados, acompanhantes, familiares, e você que não é nosso conhecido: se têm filmes do grupo a pegar, envieem-me, para poder fazer uma colagem de todos os filmes e criar uma peça mais completa e mais engraçada. (Caso não tenham o meu mail, façam um comentário a pedir o meu mail.) Obrigado a todos!

Dinamização do blogue

Aos que percebem de blogues, peço que intervenham também para organizar e dinamizá-lo.
É importante acrescentarmos na "coluna" as ligações úteis ao blogue (quanto a isso não sei fazer).

segunda-feira, 5 de março de 2007

Fotografias do "pré e pós" treino em Montemor (no Sábado, 3 de Março)



As fotografias do treino em si estarão disponíveis dentro dos próximos dias. Para os elementos do Grupo, não se esqueçam de registar no http://www.blogger.com/start, para desta maneira poderem intervir no blogue. Os convites já foram enviados e é só questão de aceitarem o respectivo convite e começarem a publicar os vossos "postais".

Aproveito ainda para mandar um abraço ao Zé Pinto-Coelho.